Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
A empresa e sua organização. O papel doengenheiro na administração. Planejamento. Controle. Direção de pessoas. Questões daAdministração do Sec. XXI.
Conceitos de arquitetura e organização de computadores; princípios de funcionamento;características dos equipamentos internos e externos; instruções de baixo nível.
Fundamentos e aplicação da matemática financeira, tais como juros simples, juros compostos, amortização, valor presente líquido, taxa interna de retorno, séries temporais, aplicados a situações comerciais e financeiras. Aplicação à resolução de problemas típicos das atividades mercantis e financeiras das organizações.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Introdução à programação; construção de algoritmos; implementação de algoritmos; resolução de problemas computacionais; estruturas de decisão; laços de repetição; sub-rotinas; vetores; matrizes; bibliotecas.
Fundamentos da engenharia de requisitos; delimitar o sistema e o contexto; elicitação de requisitos; documentação de requisitos; requisitos funcionais e não-funcionais; validar e acordar requisitos; gerenciar requisitos.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Fundamentos de Sistemas Operacionais; Estruturas de Computadores e de Sistemas Operacionais;Gerenciamento de Processos; Escalonamento de Processador; Sincronização de Processos Concorrentes;Deadlocks; Gerenciamento de Memória; Memória Virtual; Sistema de Arquivos; Sistema de Entrada eSaída; Armazenamento Secundário; Estudo da Estrutura de Sistemas Operacionais Existentes.
Comunicação de Dados; Protocolos de Rede; Protocolo TC/IP; Tecnologias de Transmissão; Sistemaorientado a conexão; Sistema sem conexão; Camada de enlace; Camada de rede; Roteadores e gateway;firewall; Servidor de Autenticação; Servidor WEB, Servidor DNS, Servidor de Arquivo.
4º Semestre
Conceitos Fundamentais da Engenharia de Software; Engenharia de Sistemas; Engenharia deRequisitos; Análise de Requisitos; Modelos do Sistema; Especificação de Requisitos; Especificação Formalde Software. Processo de software, Modelos de Processos de Softwares, Planejamento e Gerência deProjetos de Software, Garantia e Controle da Qualidade, Gerência de configuração, Análise de Requisitos,Projeto, Implementação e Testes, Entrega e Manutenção. Verificação e Validação do Projeto de Sistema.
Discussão das variadas configurações organizacionais, em função do porte, relação com outrasorganizações e outras variáveis. Apresentação do conceito e das possibilidades dedepartamentalização. Construção de organogramas e fluxogramas. Estruturação, mapeamento,análise e reformulação de processos de negócios (BPM).
Os conceitos e os tipos de ameaças; riscos e vulnerabilidades dos sistemas de informação; planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações; auditoria de sistemas de informação; segurança em redes e na Internet.
Gerenciamento de Projetos
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Estudo da Inovação, e da sua interface com o empreendedorismo numa perspectiva sistêmica, na qual se considerem os seus fundamentos, ferramentas gerenciais de apoio e implicações nas organizações e no processo de desenvolvimento econômico e social.
Projeto Integrador
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.