Estudos dos fundamentos sociológicos com aplicação nas questões atuais da Educação Brasileira em relação ao sistema escolar, articulado com a visão dos Direitos Humanos e a pluralidade cultural.
Princípios teórico e práticos do planejamento pedagógico, da avaliação educacional e diferentes estratégias de ensino, relacionando as diferentes formas culturais de ensino, com diálogo especial com as práticas populares ligadas a cultura africana.
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e a questão da pessoa com surdez: aspectos clínicos, educacionais e culturais. Conversação em Libras. Linguística das línguas espaços-visuais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas para surdos. O intérprete de libras no contexto escolar e questões sobre o letramento de alunos surdos bilíngues e/ou oralizados. A intervenção do professor e propostas de ensino na educação de surdos. Tradução e interpretação de músicas e narrativas em libras/português e português/libras.
Introdução aos conceitos e princípios de Criança, Infância na Educação Infantil, em uma visão histórica, filosófica, psicológica e social. Parâmetros de qualidade do atendimento da criança.
Estudo das concepções da aquisição da linguagem e do processo sócio-histórico e cultural da alfabetização, articulados ao desenvolvimento das práticas pedagógicas que promovam o letramento do cotidiano e literário na formação do leitor/escritor crítico, consciente e comprometido com a sociedade.
Apresenta os conceitos básicos do pensamento lógico-matemático e métodos e técnicas para o ensino da Matemática, destacando o uso de metodologias ativas e lúdicas.
Apresenta as metodologias do ensino de história e geografia com o objetivo de trabalhar a formação da cidadania, o respeito a diversidade e as diferentes culturas.
Ementa: Apresenta metodologia de Ciências com foco na compreensão da natureza, no respeito ao meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais, articulado com as propostas de um educação e responsabilidade ambiental.
O curso oferecerá condições para que o estudante possa situar a filosofia cristã no âmbito das filosofias contemporâneas. Argumentar-se-á que a Visão Cristã Teísta do Mundo é a melhor alternativa para a vida em geral.